quinta-feira, 12 de abril de 2012

Como conservar...

O Inverno se aproxima e para a maioria das pessoas a troca de estação reflete uma mudança sensível no armário. As peças de Verão saem de cena para dar lugar as roupas de frio. E algumas surpresas sempre aparecem: cheiro de mofo, manchas amareladas. Mas, com os cuidados certos, é possível conservar as peças por muitas e muitas estações. Quer ver???
Guardar as roupas: A melhor forma de acondicionar as roupas é colocá-las dentro de um saco de TNT, que as deixa respirar. O couro em particular deve ser guardado limpo com uma capa de proteção de TNT e retirado do armário a cada 45 dias para respirar em algum local arejado e sob a sombra.

Roupas de inverno: Se as peças de inverno foram guardadas limpas e em um saco, nem sempre precisam ser lavadas antes de usar. Caso tenham sido guardadas sem proteção (o que é um erro, pois as traças podem fazer um belo estrago) o ideal é lavá-la antes de usar, pois podem estar cheias de ácaros que provocam espirros e coceiras em pessoas mais alérgicas.

Como lavar roupas de lã: As roupas de lã devem ser lavadas a seco e não podem ser torcidas, pois deformam. E devem secar somente na horizontal.

Passar a roupa: Toda roupa sempre deve ser passada com um ferro a vapor, caso contrário a chance de queimá-la é grande. Peças sintéticas são muito sensíveis ao calor. Toda roupa preta deve ser passada com um pano de algodão ou proteger o ferro com uma capa de teflon.


Água quente: É um erro lavar a roupa muito suja diretamente com água quente. Ao invés de retirar a sujeira, a água quente vai cozinhar toda a sujeira, deixando a roupa amarelada. O correto é primeiro lavar com água fria e depois com água quente.

Roupas delicadas: Peças de seda, viscose e acetato não podem sofrer centrifugação da máquina. Na hora de lavar outras peças delicadas, coloque-as em uma fronha ou um saquinho específico e centrifugue por um minuto. O cuidado deve ser redobrado com peças  bordadas. 


Sapatos: Sapatos não devem ser guardados logo que retirados dos pés. O ideal é esperar por quatro a seis horas antes de guardar, para que perca a umidade do suor. Devem também serem guardados em local fresco e ventilado, para evitar a proliferação de fungos.  Após o inverno, caso sua casa seja úmida, faça uma limpeza com panos úmidos e deixe por umas duas horas no sol.


Imagens: reprodução

2 comentários:

  1. Ótimo post, Lu. Eu que moro em sitio,sofro muito com humidade nos armários. Um dica legal é colocar sal grosso (de churrasc) em potinos sem tampa e espalhar pelas prateleiras do guarda-roupa. Chupam toda a humidade do ar. Aí é só escorrer a água e deixar o pote secar no sol e colocar dentro do armario de novo.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post e as dicas são ótimas! Vou aderir! Bjs

    http://coresdoparaiso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir