A palestra do portal de pesquisa e tendências de moda WGSN que aconteceu essa semana em São Paulo, trouxe informação de moda até o ano 2013.
Inicialmente foi mostrado os itens mais importantes para o inverno 2011/2012 do hemisfério norte e alguns dos citados, foram vistos nos desfiles do nosso verão 2011/12 no SPFW: a calça boca larga, os vestidos retos e as túnicas dos anos 60, a camiseta modernista solta do corpo de forma quadrada, a calça curta de boca fina colorida, o smoking e a camiseta de decote profundo para os homens.
Depois disso, foram apresentadas três macrotendências para o outono/inverno 2012/13.
A primeira macrotendência apontada pelo portal é a Hyperculture, gerada através das dmisturas de diversas raízes culturais. Está ligada ao crescimento da economia de países emergentes como a Índia, Vietnã, Turquia, Egito e África do Sul. Na moda ela aparece multicolorida e na mistura de estampas e com detalhes étnicos. Uma moda eclética, que mistura o artesanal e o high-tech.
A segunda macrotendência é a Neutralidade Radical, ligada à androgenia, a uma uniformidade falsa e prega que os moderados são os novos radicais. Os produtos são discretos básicos e sem cor......neutros. Na moda, a tendência está ligada ao japonismo, silhueta sem gênero, longe do corpo, tecidos com barras inacabadas, amassados e com textura. Valoriza as amarrações, dobraduras e sobreposições.
A terceira macrotendência é o EcoHedonismo, que fala de um luxo paralelo à natureza, sempre relacionada à terra. Tem uma estética enigmática, liga a tecnologia ao ambiente, coloca as plantas em novos territórios de uma maneira sustentável. As cores são os tons terrosos, do vermelho ao ocre. Na moda, ela é esportiva com uma sensação urbana, capuzes, volumes, couro e muitas camadas, bem ligada à proteção. Elementos ligados ao rústico, ao natural como penas e peles são bem vindos.
As macrotendências apontadas pelo WGSN estão super afinadas com o conteúdo do curso de Cool Hunting da Escola São Paulo, ministrado por Sabina Deweik. Os valores da sociedade contemporânea ressaltados são sustentabilidade, simplicidade, antropofagia dos talentos locais e a importância dos sentidos e da experiência. Está tudo no ar, é só observar.
Imagens reprodução
Nenhum comentário:
Postar um comentário